http://www.facebook.com/kuttervidadecao

domingo, 1 de julho de 2012

Essa mania de "cuspir" para o chão...

Há poucos dias atrás, quando estava a trabalhar em Lisboa, passei por uma paragem de autocarros. Ok, até aqui tudo normalíssimo e nada que me chamasse à atenção certo? Errado! Totalmente errado, porque reparei num homem, cuja acção me causou um certo repúdio.

Esse dito cujo homem, no preciso momento em que estou a passar por ele, decide cuspir violentamente para o chão, ao mesmo tempo que uma senhora bem apetrechada (chamemos-lhe assim) se aproximava calmamente da paragem. Reparei que esse senhor, sorriu e colocou a chamada "Pose de Garanhão" assim que terminou a acção nojenta que tinha acabado de efectuar. Será que o cuspir para o chão faz parte do código de conduta de engate? Foi o que fiquei a pensar, porque a senhora igualmente sorriu para ele assim que chegou perto dele. O que me leva a pensar: "Ena pá, então na minha fase de adolescência, em que me recusava literalmente a disparar violentamente a minha saliva para o chão, fui perdendo muitas situações em que o engate poderia estar eminente?

O que não quer dizer que hoje em dia, na minha actual fase de adulto o faça (fase de adulto o tanas! Continuo a ser um adolescente, mas com 29 anos...), porque simplesmente sempre repudiei essa acção de "cuspir" para o chão. Mas leva-me a pensar que ser adulto, ou vá, ser homem, "cuspir" para o chão não seria uma das coisas a fazer para me sentir finalmente um adulto? Do tipo: "Eish, espera ai, acabei de fazer 18 anos, toca a partilhar a minha saliva com as pedras da calçada da minha rua já!

Mas não, não o fiz nunca e continuo a não o fazer. Mas continua a existir um enorme número de pessoas a fazer isso na rua em plena luz do dia, sem sequer respeitar que exista no mundo, outras pessoas que por acaso estão naquele preciso momento a passar ao seu lado, quando decidem partilhar a sua saliva com as pedras da calçada. É o chamado: "Estar no local errado, à hora errada".

Compreendo que essas pessoas - que gostam de partilhar a sua saliva com as pedras da calçada - são facilmente influenciadas em o fazer, porque diariamente se vê nos jogos de futebol transmitidos na televisão, jogadores em todo o mundo sistematicamente a o fazer. Parece que desde miúdos eles o fazem, porque têm uma facilidade enorme em o fazer que até assusta! Eu nunca o conseguiria fazer, nem que tentasse durante anos! Eles são profissionais disso. Gosto de pensar que, para além do treino físico e com bola que os jogadores de futebol são diariamente sujeitos a fazer, existe ali uma horinha para treinar o movimento de "disparo" da saliva, neste caso em direcção ao relvado do campo de futebol. Claro que sim, porque eles aparecem na televisão, e têm a obrigação de o fazer com estilo e determinação.

E é isto...

2 comentários:

  1. "Cuspir":o acto mais nojento que o ser humano teima em empregar no seu dia-a-dia...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é verdade! Mas pior que isso, é ver igualmente uma mulher a ter essa triste e nojenta acção em plena via pública! E isso, sim isso... acontece...

      Eliminar