http://www.facebook.com/kuttervidadecao

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Engraxadores de sapatos..

Hoje, quando circulava em Lisboa em trabalho, observei que esta antiga mas muito respeitável profissão - Engraxador de Sapatos -, ainda não fora extinta! Estava eu na zona do Marquês de Pombal, parado num sinal luminoso à espera que a cor da esperança fosse disparada no sinal, quando observo um senhor sentado num banquinho e à sua frente agachado, estava um outro senhor a engraxar os seus sapatos. Até aqui tudo bem, não fosse chamar-me à atenção o ar incómodo que o homem que estava a ser "engraxado" possuía! Vendo bem as coisas, como poderia esse homem não estar nessa posição incómoda? Ele estava sentado, com uma pessoa agachada a esfregar cera nos seus sapatos. Ora esfrega aqui, ora esfrega ali e tando o engraxador como o suposto "cliente" não falaram nem sequer olharam um para o outro durante este processo. A expressão da cara do suposto "cliente", quando olhou para mim ali parado no sinal a olhar para ele foi: "pois é amigo, cá estamos! É a vida..."! Estive quase para comprar uma revista CAIS e a oferecer àquele homem, que simplesmente não sabia em que posição se colocar perante o engraxador, que continuava no "esfrega-esfrega". Eu acho que devia existir uma conversa qualquer só para este tipo de relação entre Engraxador e Cliente, colocando assim ambos em perfeita armonia e conforto. Tenho para mim, que o homem só queria que aquilo terminasse o mais rápido possivel para se por a "andar" dali para fora! Pois é, vida de Engraxador de Sapatos não é fácil, mas a vida de um cliente de engraxador de sapatos também se pode tornar desconfortável se não tiver uma frase que desbloqueie aquele ambiente estranho que se gera durante aqueles minutos de "engraxamento"... Sim, só eu para reparar nestes pormenores, mas o raismaparta do sinal nunca mais disparava a cor da esperança para eu "zarpar" dali para fora...

2 comentários:

  1. Sobre este maravilhoso texto só tenho a dizer que se passares hoje nessa rua irás ver uma agradável conversa entre o engraxador e o cliente.. "Então e logo ham? Grande jogo!", "Espero que ganhemos", "Não sei sabe...portugal é sempre assim.." ehehe

    ResponderEliminar