http://www.facebook.com/kuttervidadecao

domingo, 7 de outubro de 2012

Pequeno Comércio...

Ora, todos nós sofremos na pele, a situação de crise em que este país se encontra. Sabemos igualmente que, a maioria das lojas de Pequeno Comércio em Portugal, sofre horrores no combate directo aos grandes Centros Comerciais que existem neste país e, que lhe vão retirando os - já pouquíssimos - clientes que ainda optam pela velha ideia: "Ora deixa-me cá ir à baixa, às lojas de roupa, lá está, adquirir alguma roupa". Hoje em dia, todo o ser-humano em Portugal sofre com a crise e procura o mais baratucho, ou seja, dirigir-se aos grandes Centros Comerciais. Deixando as lojas de Pequeno Comércio completamente de parte.

Ora então, isto obriga a que as lojas de Pequeno Comércio, tenham de imaginar e criar ideias inovadoras que ajudem a retirar alguns clientes dos Centros Comerciais, para irem às suas lojas. Mas mesmo assim torna-se complicado porque, se baixarem muito o preço dos seus produtos, arriscam-se a não ter lucro nenhum. Eu sei que se torna numa luta desigual, mas existem certas lojas de Pequeno Comércio, que parece estarem mais interessadas em fechar, do que manter o seu negócio.

E porque é que eu tenho esta opinião? Simples. Há pouco tempo, decidi dar uma volta à  tão conhecida (para quem é de Setúbal, é claro) baixa de Setúbal. Até aqui tudo bem, mas assim que entrei numa das lojas de roupa, senti imediatamente uma enorme vontade de desatar a fugir da loja! Não porque a loja era má, mas devido à música escolhida para tocar, ou melhor, receber os clientes na loja. Estava a tocar música brasileira, daquela que um português se esforça ao máximo para entender o que está a ser cantado e, raiosmaparta, que não consigo mesmo entender! E depois colocam a música tão estupidamente alta, que os clientes querem falar uns com os outros, pedindo opinião sobre uma ou outra peça de roupa e torna-se praticamente impossível de o fazer. Torna-se rapidamente num diálogo de loucos! Digno de, imediatamente surgir uma equipa da Secção de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria para os levar! Do tipo:

Joana - OLHA LÁ, CELESTINA. VOU ALI EXPERIMENTAR ESTA SAIA, ACHAS QUE ME FICA BEM?
Celestina -O QUÊ? NÃO TE OUÇO COM ESTA CHINFRINEIRA DE MÚSICA!
Joana - CARAÇAS PÁ, VOU EXPERIMENTAR ESTA SAIA. AH PORRA, ESTÁ PRESA!
Celestina - O QUÊ PÁ? O QUE É QUE ME CHAMASTE? OBESA? EU DOU-TE A OBESA!

E desatam as duas à porrada, puxando os cabelos uma à outra, rebolando no chão aos gritos. É assim que as mulheres andam à porrada umas com as outras certo? Pelo menos, nos meus tempos de escola, era assim que as coisas funcionavam. Até que certa altura, as mulheres começaram a usar cabelo curto, apenas para dificultar as suas adversárias no momento do confronto. Ou pelo menos, é essa a explicação que encontro, para que, a dada altura, as mulheres começarem todas a usar cabelo curto. Ou terá sido antes, influência por parte de imigrantes portugueses que regressavam da Alemanha, com novos estilos de cortes de cabelos? Já não sei nada de nada é o que é. Estou particularmente confuso com tudo isto.

Resumindo - lojas de Pequeno Comércio da baixa de Setúbal -, por favor mudem o estilo da música com que recebem os vossos clientes, para evitar situações chatas e fugas imediatas da loja por parte dos mesmos. Coloquem antes música agradável, a um volume considerável. Ah, já sei! Façam uns pequenos remixes, em que divulguem as vossas promoções. Assim, eu já entro na loja, e dificilmente lá sairei sem vá, pelo menos, levar um porta-chaves!

E..tenho dito!

2 comentários:

  1. Ora eu que até conheço uma ou duas lojas em Setúbal sou gajo para tentar adivinhar (ou será advinhar?) onde foi que tu entras-te. Ou foi na Shop1, ou então na Seaside, 2 das lojas com musica + alta e de fraca qualidade de Setúbal...
    Quanto à parte dos remix com publicidade às promoções.. não RIC também não é bom, isso acontece na Guimarães e também não é bom...
    Tás a ouvir música e de repente "CALÇADO GUIMARÃES, A DIFERENÇA ENTRE O POUPAR E O GASTAR!! Venha à nossa loja online, onde poderá comprar sapatos 24h por dia"
    Agora eu pergunto, quem?? quem?? é que vai comprar sapatos 24h por dia? Será que a malta acorda às 3h da manha, vai fazer um xixi e pensa, olha deixa lá ir à net ver se acho umas socas que fiquem bem com este pijama?? Será?? não me parece..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Pijama" e "Socas"!!! Ah ah ah, muito bom Gil. Sim, refiro-me a essas lojas sim senhor! :)

      Eliminar