http://www.facebook.com/kuttervidadecao

sábado, 11 de agosto de 2012

Ritual para comer um queque...

Eu acho que existe uma enorme variedade de rituais para várias situações da vida humana, mas existe um em particular que me assombra desde muito petiz - o ritual de comer um queque! 

Eu acredito que o queque, o belo do queque, é uma daquelas iguarias da doçaria portuguesa de que todos os portugueses gostam. Porque é simplesmente bom. E acompanhado de um belo copinho de leite ao pequeno-almoço, é coisa para deixar uma pessoa bastante animadinha e com a sensação de ter ingerido um belo de um pequeno-almoço. 

Cada pessoa há-de lá ter o seu ritual para comer o seu queque, mas eu desde muito pequeno que tenho uma única forma de iniciar o processo de ingestão do dito cujo. Eu começo sempre pelas pequenas saliências que todo o queque possui à sua volta - a minha avó chama-lhes de "maminhas". Ora, eu comecei a chamar igualmente de maminhas, mas confesso que soa a "Coisa Pornográfica"! Ora, imagine-se, se um dia destes, ao pequeno-almoço, eu tenho o triste hábito de pensar alto em plena pastelaria quando dou início ao ritual de comer o queque? Do tipo: "Ora, já cá está o queque, mais o copo de leite, vamos lá então começar por comer as MAMINHAS do queque, hummmm....que belas MAMINHAS....". Isto, com a quantidade de "velhinhas" que é costume existir pela manhã numa pastelaria a tomar o seu pequeno-almoço, é coisa para, rapidamente, eu ser apelidado de - Tarado sexual! Até parece que já estou a ver a imagem das simpáticas senhoras, a comentar com a minha mãe, em plena rua: "Ó senhora, olhe lá, o seu filho é um depravado! Vai para o café dizer que vai comer maminhas...! Uma vergonha. 

É por existir a possibilidade de me acontecer tal cenário, que opto por tomar o pequeno-almoço em casa. Não há nada como estar em casa, com o belo do queque, o copinho de leite e poder pensar alto à vontade sem ninguém por perto recriminando-me por tal acto. Ora, até acho que, se uma vizinha minha ouvir esses meus pensamentos em voz alta, vai pensar que tenho uma vida sexual bastante activa - ao contrário das velhotas da pastelaria. 

E falo apenas em queques, porque existe uma data de doçarias que podem provocar um ritual de processo de ingestão igual ou pior do que o queque provoca. Escrevendo isto, ocorre-me um pensamento em relação aos diabéticos, que coitados, devem sofrer horrores, resultantes dos rituais de ingestão de doçaria. Esses sim, nem em suas próprias casas podem usufruir da doçaria e ao mesmo tempo pensar alto, que ritual usar para um qualquer doce. As vizinhas, ao ouvir o diabético em casa a dizer bem alto que vai começar pelas maminhas do queque, a primeira coisa que lhes surge no pensamento será: "Oh porra! Lá está ele a comer porcarias atrás de porcarias, larga os doces óóó badocha!". 

De referir que não tenho nada contra os diabéticos. Pelo contrário, tenho até bastante inveja das enormes quantidades de porcarias que vocês ingeriram durante as vossas vidas até se tornarem diabéticos. Devem ter sido horas e horas de absoluto prazer! Seus, seus, seus.....gulosos? Sim, acho que posso usar a palavra "Gulosos".

10 comentários:

  1. Pois eu tb gosto de comer os queques da mesma maneira...até parece k tem outro sabor :-)
    Ass: maninha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, é um dos rituais de que me recuso deixar de practicar....

      Eliminar
  2. Devo dizer que também como esses "bolos" dessa forma...primeiro como as maminhas e depois o resto..e acho que é assim que deviamos comer todos..

    ResponderEliminar
  3. Mais nada! Até devíamos fazer uma petição para que fosse sempre essa a forma de comer um queque!

    ResponderEliminar
  4. o queque engorda...comam pastel de nata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Milene.... Obrigadinho por me dares mais uma ideia para o blogue! Sabes, existe uma forma muito particular de comer o pastel de nata... :)

      Eliminar
  5. depende.. a minha é assim com canela e a dentada, se for à velha do tico-tico é o recheio à colherada 1º e depois a parte de fora, se for como os meus sobrinhos é à colherada a parte de dentro e o resto deitam fora ou dão aos crescidos.ehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é mais à colherada, sem canela e depois como o resto em apenas uma dentada! :)

      Eliminar
  6. é pah não introduzam mais comentários sobre o pastel de nata no post do queque...tadinho :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, estamos a menosprezar o tadinho do queque. Isso não se faz....

      Eliminar