http://www.facebook.com/kuttervidadecao

segunda-feira, 18 de maio de 2015

A Cobardia Vimaranense...

Não. Eu não estou a acusar os jogadores do Vitória de Guimarães de cobardia. E não, eu não estou a acusar os habitantes da cidade onde nasceu Portugal, de serem uns autênticos cobardes. Estou sim, a acusar  de cobardia, o energúmeno do agente da PSP que agiu de uma forma absolutamente descabida e repugnável, contra aquela família. 

Para além da horrível falta de sensibilidade demonstrada pelo senhor agente da PSP — perante o olhar assustado e desesperado da criança de apenas nove anos, a assistir à violência com que o seu pai e avô eram agredidos — há que lamentar o facto de ele (o energúmeno agente da PSP), conseguir romper contra tudo aquilo que significa usar aquela farda. 

Existem várias formas de se manter a ordem pública sem abusar do uso da força. E ele (o energúmeno agente da PSP), mais do que ninguém devia estar a par de todas elas — pois, parecendo que não, é essa a sua profissão. Mas, neste caso em concreto, não se tratava sequer de "manter a ordem pública", visto que aquela família não estava a perturbar ninguém — a menos que o facto de se parar junto a um muro a hidratar os filhos ou netos, seja uma espécie de crime grave ou ofensa pública que deve ser púnico com umas valentes bastonadas no lombo. 

Mas agora chego ao porquê de ter usado o título "A Cobardia Vimaranense...". O senhor agente da autoridade (aka energúmeno!) não fazia ideia de que estava a ser filmado. Então, pensou: "Bom, se isto der para o torto para o meu lado, digo que o "gajo" cuspiu-me na cara, e passo a ter uma razão ou um motivo para desatar à bastonada e aos murros." 

Mas, nas imagens que correm as redes sociais, e mesmo nos telejornais, é bem visível que não existe agressão nenhuma. No máximo, pode ter sido atingido com um ou dois perdigotos, mas se isso é motivo suficiente para acusar a vítima de lhe ter cuspido na cara, então o melhor é começarmos todos a usar um açaime sempre que sairmos de casa — senão acabamos todos agredidos à frente dos filhos. 

Este energúmeno agente da PSP, não é apenas um simples cobarde. Ele é mais do que isso: é um bi-cobarde. É cobarde por ter agredido aquele cidadão — e o seu pai com dois murros... —, e cobarde por não ser homenzinho o suficiente para assumir a atitude descabida que teve, inventando como desculpa, que tinha sido cuspido na cara. 

Espero que este lamentável episódio não seja aproveitado para prejudicar a imagem da PSP de Guimarães, assim como a imagem dos habitantes da Cidade de Berço que, apesar de serem ferrenhos adeptos do clube da cidade, não deixam de ser cidadãos com direito a serem respeitados. 

(Habitantes de Guimarães, da próxima vez deixem os adeptos do Benfica festejar nas ruas. São apenas festejos. E é apenas uma vez por ano... E, claro, são festejos simplesmente inofensivos. Olhem o exemplo dos festejos no Marquês, que foram apenas... Ah, espera aí... Hum.)

Parabéns ao Sport Lisboa e Benfica pelo bi-campeonato, o 34º da sua história!

(Agora vou ali colocar gelo na nuca, que ontem levei com garrafa de vidro, aquando dos festejos no Marquês. Foi o primeiro ano que fui festejar para o Marquês. Se calhar, isto do arremesso de garrafas de vidro até é moda, não sei. Mas não vou voltar para o ano, para o saber... Era o voltavas! Irra!)






Sem comentários:

Enviar um comentário